ANO 2020 N.º 2

ISSN 2182-9845

O princípio da autonomia da vontade no Regulamento Europeu sobre Regimes Matrimoniais

Anabela Susana de Sousa Gonçalves

Palavras-chave

Autonomia da vontade; acordo de escolha de lei; pacto de jurisdição; Regulamento Europeu sobre Regime de Bens; regime de bens; Direito Internacional Privado.

Resumo

O Regulamento n.º 2016/1103 do Conselho, de 24 de junho de 2016, que implementa a cooperação reforçada no domínio da competência, da lei aplicável, do reconhecimento e da execução de decisões em matéria de regimes matrimoniais (Regulamento Europeu sobre Regimes Matrimoniais) tem como um dos seus princípios estruturantes o princípio da autonomia da vontade, quer na vertente conflitual, quer na vertente da competência internacional. Será a concretização deste princípio nas referidas duas vertentes no regime jurídico do Regulamento Europeu sobre Regimes Matrimoniais o alvo deste estudo.

Sumário

1. O Regulamento Europeu sobre Regimes Matrimoniais
2. O princípio da autonomia da vontade
2.1. O princípio da autonomia da vontade no âmbito dos conflitos de leis;
a) Vantagens associadas aos acordos de eleição de lei
b) A escolha de lei no Regulamento Europeu sobre o Regimes Matrimoniais
2.2. O princípio da autonomia da vontade no âmbito do conflito de jurisdições
a) Vantagens associadas aos pactos de jurisdição