ANO 2017 N.º 2

ISSN 2182-9845

Análise econômica do direito e direito do trabalho: uma análise sobre o Recurso Extraordinário 693.456 e o ônus econômico ao direito de greve do servidor público no Brasil

Piaza Merighi da Cunha

Economia; Análise Econômica do Direito; Eficiência; Utilitarismo; Greve; Servidores Públicos.

Como uma ciência social aplicada, o Direito deve sempre ter como base de interpretação os elementos sociais e históricos, não podendo afastar-se disto sob pena de não traduzir a justiça em suas normas e decisões. Todavia, há teorias que buscam interpretar o Direito por outros mecanismos, como a Análise Econômica do Direito, que analisa o ordenamento jurídico sob um olhar puramente econômico. Nesse sentido, destaca-se a questão apresentada pelo direito de greve, seja do trabalhador em geral, ou, de forma especial, no que se refere aos servidores públicos. Ao analisar-se este direito por uma ótica meramente econômica, origina-se um retrocesso significativo, uma vez que se ignora todo o processo histórico e social que levou ao reconhecimento e à proteção legal desta forma de reivindicação, bem como não leva em consideração a natural disparidade de forças entre os envolvidos, abarcando uma falsa noção de igualdade. Abrem-se assim precedentes para que outros direitos sejam relativizados em nome do bem econômico.

1. Introdução
2. Conceituação e breve histórico da teoria da análise econômica do direito
2.1. Conceito
2.2. Breve Histórico