Investigadores

Beatriz Sáenz de Jubera Higuero

Investigadora Colaboradora

Atualmente é professora de Direito Civil na Universidade de La Rioja (Espanha).
Doutora em Direito Civil (2007) com tese sobre crédito hipotecário, pela qual obteve o Prémio Extraordinário de Doutorado e o Prémio Nacional “Sancho Rebullida”. Tem experiência de ensino universitário de mais de 12 anos em todos os ciclos universitários, dirigindo inúmeros projetos de investigação de fim de curso. Tem experiência de investigação de mais de 20 anos, com numerosas publicações (monografias de autoria única, trabalhos em co-autoria, coordenação de livros, participação em livros coletivos e autora de vários artigos em revistas de prestígio), oradora em numerosas conferências, seminários e congressos, membro de vários grupos de investigação, bem como de projetos de investigação desde 2001.
As suas principais linhas de investigação estão focadas principalmente em: a) contratos (especialmente na área de crédito) e proteção ao consumidor, em questões relacionadas com transparência e cláusulas abusivas; b) habitação (acesso, incentivos de aluguer e habitação colaborativa); e  c) questões relacionadas com o meio digital, como contratação eletrónica e plataformas virtuais.