Investigadores

Ana Rita Babo Pinto

Investigadora Colaboradora

Biografia

Ana Rita Babo Pinto é, desde 2019, Assistente Convidada da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde tem lecionado as disciplinas de Ciência Política, Direito Constitucional e Direito Internacional Público.
É Investigadora colaboradora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Justiça (CIJ), da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
É também Advogada no Departamento Jurídico das empresas AMBISIG – Ambiente e Sistemas de Informação Geográfica, S.A. e SOCARTO – Sociedade de Levantamentos Topo-Cartográficos, Lda., onde trabalha ativamente nas áreas do contencioso administrativo, contratação pública e constitucional. Exerceu já advocacia no Departamento Jurídico do Banco de Portugal e em sociedades de advogados, nomeadamente no Departamento de Direito Público da Sérvulo & Associados SP RL e da VdA – Vieira de Almeida e Associados, SP RL.
É formadora, tendo já experiência de colaboração, p.ex., com o Conselho Regional de Lisboa da Ordem dos Advogados.
É Membro da Associação Portuguesa de Direito Constitucional (APDC) (desde 2020).
É licenciada pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e Pós-Graduada em Direito Administrativo pela Escola de Direito da Universidade do Minho, encontrando-se neste momento a terminar a sua dissertação de Mestrado em Direito Administrativo.
Fluente em inglês.
Tem desenvolvido a sua investigação em torno das áreas do Direito Administrativo e do Direito Constitucional.