Investigadores

Mariana Fontes da Costa

Investigadora Integrada

Biografia

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto e da Secção Autónoma de Direito da Faculdade de Economia da Universidade do Porto. 

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2016). Mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas (vertente Direito Patrimonial) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2009) e licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto (2003). 

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, lecionando nas áreas de Introdução ao Direito e Direito Civil. Desempenha igualmente funções de docência na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e na Porto Business School, nas áreas da Contratação Internacional, Direito Imobiliário e Direito da Inovação. 

Foi Bolseira da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia e do Max-Planck-Institut für ausländisches und internationales Privatrecht e é membro do ELI – European Law Institute e da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung. 

Áreas de investigação: Direito dos Contratos, em especial Contratação Comercial e Contratos de Longa Duração. 

CiênciaVitae: A919-8D45-B25D

PUBLICAÇÕES

Costa, Mariana Fontes da, Sharing Economy: From B2C to P2P and Back, in The Sharing Economy: Legal Problems of a Permutations and Combinations Society, coord. de Maria Regina Redinha, Maria Raquel Guimarães e Francisco Liberal Fernandes, Cambridge Scholars Publishing, Newcastle upon Tyne, 2019, pp. 14 a 32. 

Costa, Mariana Fontes da, O reconhecimento da proibição do excesso como critério delimitador das medidas de acompanhamento das pessoas com deficiência, in Autonomia e capacitação: os desafios dos cidadãos portadores de deficiência, coord. de Luísa Neto e Anabela Costa Leão, UP-Universidade do Porto, Porto, 2018, pp. 101 a 116. 

Costa, Mariana Fontes da, A proteção do consumidor-mutuário no crédito à habitação a taxa de juro variável, RED – Revista Electrónica de Direito, Vol. XVI, n.º 2, 2018, pp. 80 a 110, disponível online em https://www.cij.up.pt/revistared