Investigadores

José Domingo Portero Lameiro

Investigador Colaborador

Biografia

José Domingo Portero Lameiro exerce atividades de ensino e investigação na Universidade Universidade San Pablo CEU, Madrid (Espanha). É membro do Grupo de Pesquisa SEJ-058 do Plan Andaluz de I+D+i (PAIDI), registados no Sistema de Informação Científica da Andaluzia (SICA). É ainda criador do Observatório luso-espanhol da vigilância aduaneira da Propriedade Intelectual, que coordena. O seu projeto de investigação intitulado "Os direitos de autor e a Magna Carta" foi selecionado pelo Banco Santander no concurso "Jovens Professores Iberoamérica 2014". É autor de diversas publicações, entre elas: A (relativa) constitucionalidade dos direitos de autor em Espanha: Antecedentes e estado da arte (2016), A propriedade intelectual sobre as obras publicitarias: Rumo a uma nova configuração legislativa em Espanha (2017), todos publicados pela prestigiosa editora Dykinson. 

Tem também participado em várias obras coletivas, como: Direito Rural (Glória Teixeira dir.) (2013), A floresta em Portugal: Estudo jurídico-económico (Glória Teixeira dir.) (2015). 

Integra também o corpo de revisores externos da RED e o conselho académico da revista de estudos fronteriços do Estreito de Gibraltar.