Direction

Coordenadora: Graça Enes
Subcoordenadores: Anabela Leão e Fernando Silva Pereira


Graça Enes
 
Licenciada e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Além do Direito da União Europeia, os seus interesses científicos e académicos estendem-se ao Direito Internacional e aos novos desafios da governance política internacional, em especial o espaço digital e o ambiente.
Foi Subdiretora da FDUP (2013-2014) e Diretora do 2º Ciclo de Estudos em Direito (2019-2020). É membro da Associação Portuguesa de Direito Europeu e da Associação de Direito e Economia Europeia.
 
Anabela Leão
 
Anabela da Costa Leão (Porto, 1978), docente da Faculdade de Direito da Universidade do Porto, é licenciada em Direito por esta instituição  (2000) e doutorada em Direito ( especialidade "Direito Público") pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2014), com dissertação intitulada "Constituição e interculturalidade: da diferença à referência".
Assistente-Estagiária da FDUP desde 2001, realizou, em 2005, Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica para passagem à categoria de Assistente.
Para além da sua atividade docente na licenciatura e no Mestrado em Direito da FDUP, tem colaborado também em cursos em outras instituições, e assumido funções de gestão diversas na FDUP (sendo, atualmente, membro do Conselho Pedagógico).
 As suas áreas de investigação e publicação preferencial são Direito Constitucional e Direitos Fundamentais, com especial incidência nas questões suscitadas pela diversidade cultural e religiosa e os direitos dos imigrantes.

Fernando Silva Pereira 
Fernando Silva Pereira obteve o grau de Licenciado em Direito (2007), Mestre em Direito Civil (2013) e Doutor em Direito Processual Civil (2017) pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto, onde foi Professor Assistente desde 2012 até 2017, e onde exerce atualmente as funções de Professor Auxiliar convidado. Está habilitado a exercer a advocacia desde julho de 2010. É também investigador do CIJE – Centro de Investigação Jurídico-Económica (Universidade do Porto, Portugal). Áreas de interesse: Direito Processual Civil, Direito das Obrigações e Teoria Geral do Direito Civil.